Notícias Cultura Viva

Governo e sociedade celebram a Semana

Ver notícia

O debate contará com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg; do secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto – TCU, Marcelo Bemerguy; do representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Luiz Carlos Menezes Dantas (Lula Dantas); do membro do Conselho Nacional de Políticas de Cultura, Davy Alexandrisky; do representante da Comissão Nacional de Gestores e Gestoras, João Luiz Prestes Rabelo; e do mestrando em Cultura e Territorialidades pela PPCULT/UFF e integrante do 3 - GT de Integração Latino-Americana - Comissão Nacional de Pontos de Cultura , Alexandre Santini.

Conselho debate política, sustentabilidade e autonomia

Ver notícia

Maria Emília Iglesia, da Argentina, disse que o Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária deve construir alianças não subordinadas com os governos nacionais, em que prevaleça o resgate do protagonismo das comunidades. Lembrou da necessidade do grupo ocupar espaços estratégicos nos Estados e da necessidade do diálogo multissetorial, que também tenha como interlocutores sindicatos, movimentos sociais e outros grupos organizados das sociedades latinas.

Governo e sociedade celebram a Semana

Ver notícia

No ano em que o Cultura Viva completa 10 anos, representantes de organizações e redes culturais comunitárias de 17 países da América Latina, de povos originários da África e das Américas, griôs, mestres da tradição oral, coletivos periféricos e Pontos de Cultura brasileiros se encontram em São Paulo para celebrar o Programa e sua integração latino-americana. Nesta quinta-feira (4), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) da capital paulista sediou os festejos de abertura da Semana de Cultura Viva Comunitária, que acontece de 2 a 7 de dezembro, com a presença de representantes do governo e da sociedade civil.

Conselho Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária se reúne em São Paulo

Ver notícia

Nesta quarta-feira (3), representantes da Argentina, Chile, Costa Rica, Guatemala, Peru, Bolívia, Equador, Chile, Uruguai, Colômbia, El Salvador e Brasil estiveram reunidos na Funarte de São Paulo (SP) para discutir seu plano de trabalho para aSemana de Cultura Viva Comunitária.

Mostre para o mundo a Cultura Viva!

Ver notícia

A Semana Cultura Viva - 10 anos é uma mobilização nacional de visibilidade do Cultura Viva. Espaço pra gente articular em rede, compondo a agenda comemorativa dos 10 Anos de construção da política da cidadania e diversidade cultural brasileira.

Consulta pública sobre Lei Cultura Viva termina nesta quinta-feira

Ver notícia

Termina nesta quinta-feira, 16 de outubro, o prazo de participação da sociedade civil na consulta pública promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) sobre a regulamentação da Lei 13.018/2014, que criou a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).

Lei que institui a Política Nacional de Cultura Viva é sancionada

Ver notícia

Foi sancionada, nessa quarta-feira (23), a Política Nacional de Cultura Viva. A decisão, divulgada no Diário Oficial da União (DOU), tem como principal objetivo ampliar o acesso da população brasileira aos direitos culturais. Para isso, o documento conta com parcerias nas três esferas do governo: federal, estadual e municipal...

Saiba o que é o projeto de lei Cultura Viva

Ver notícia

O projeto de lei Cultura Viva deve ser votado nesta quarta-feira (28) na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara e visa transformar o programa de incentivo à cultura do governo federal em uma lei. De acordo com os apoiadores do Cultura Viva, a mudança de status acabaria simplificando os processos de contrato entre entidades culturais inscritas no programa e o governo e acabaria tornando o processo menos burocrático.

Internautas se mobilizam em redes sociais para a aprovação da lei Cultura Viva

Ver notícia

Quem acessou o microblog Twitter na tarde desta terça-feira (27) se surpreendeu ao ver nos Trend Topics o termo #VivaLeiCulturaViva entre os assuntos mais comentados na rede social. A hashtag é uma alusão ao projeto de lei Cultura Viva, que deve ser votado nesta-quarta (28) na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Câmara aprova projeto que torna lei o programa Cultura Viva

Ver notícia

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (1º) o Projeto de Lei 757/11, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que torna lei o programa Cultura Viva, criado e regulamentado por meio de portarias do Ministério da Cultura em 2004. O texto institui uma política nacional para o programa. A matéria, aprovada na forma do substitutivo do Senado, será enviada à sanção presidencial.

MinC instala grupo de trabalho para regulamentar Lei Cultura Viva

Ver notícia

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, instalou hoje (27) o grupo de trabalho (GT) Cultura Viva, que se reuniu durante todo o dia para discutir a Política Nacional de Cultura Viva.

Lei Cultura Viva aprovada na CCJ

Ver notícia

A transformação do Programa Cultura Viva em lei foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal (CCJ), na ultima terça-feira (27). Caso não receba pedido de recurso para ser analisado em plenário, o Projeto de Lei nº 757/11, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), segue para análise do Senado.